Friday, June 3, 2011

E nem mais nem menos do que animais de acção, somo-lo também de reacção. Agimos quando escolhemos livremente fazê-lo, e reagimos quando a nossa escolha é limitada por um estímulo. Talvez nem haja escolha na reacção, embora saibamos que tantas vezes a há.

O humano é um animal de escolhas. Do branco e do preto. É também alguém que se deixa levar pelo fluxo do que o rodeia; nem sempre escolhemos conscientemente. O que não significa que estejamos sempre a escolher. O humano é dos contrários e é do que está no meio. Opiniões, todas as há, como todo o tipo de escolhas no mundo, e uma panóplia de ideias e personalidades.

O mundo é louco por fora e por dentro. Temos medo do que aconteceria se essa loucura pudesse andar aí livremente. Eu próprio tenho. Teria de haver uma grande consciência. Não poderiam existir ódios. Seja como for, o mundo molda-se às poucas vontades de uns. Em última instância à vontade de um. Que pode ou não ser contrariada. Mas quem contraria alguém mais poderoso pode acabar esmagado como um mosquito. E que ideia mais poderosa há na nossa sociedade do que a de democracia? Que slogan mais usado?

Passemos a usar o da injustiça, mas não creiamos em mais gurus. Não só o mundo é duro, porque cais e dói, como a sociedade, o humano, é duro, porque cais e não te ampara. Resta saber como se amparariam essas quedas sem um estado. É preciso sempre um governo, nem que seja um governo local. A menos que se queira o caos geral, mas se lanças caos, espera que caia caos sobre ti. E o caos não é bom. A insegurança não é boa. Em caos, corre-se sempre risco de vida - cenário distópico. Talvez na distopia cada um deva defender-se a si mesmo. Ou talvez os grandes governos, estados, países, sejam uma evolução natural dos governos pequenos e locais. Com os seus grupos de cidadãos, cada um com uma certa função, ampliado a mil. E num mundo onde ninguém se conhece são necessárias estruturas. E as estruturas são impessoais. Pergunta-se o que seríamos num mundo com o mínimo de estruturas.

No comments:

Post a Comment